Esta quinta-feira (01), marca o aniversário do Icasa Esporte Clube. O Verdão do Cariri completa 62 anos de existência. Durante toda sua história, a equipe sofreu diversas mudanças, uma delas no nome. Atualmente, o clube é representado pela Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa fundada no dia 07 de janeiro de 2002. Mesmo com essa alteração, muitos torcedores e até a própria diretoria comemora o aniversário do Verdão do Cariri no dia 01 de maio.
Ao longo de todos esses anos, o Icasa acumula muitos feitos. Após 2 anos de sua fundação, o Verdão do Cariri se tornou um dos grandes protagonistas do campeonato municipal, vencendo a competição oito vezes seguida, de 1965 a 1972. Essa conquista está simbolizada em oito estrelas presentes no escudo do clube.
Além disso, ainda como Icasa Esporte Clube, a equipe foi campeã do Campeonato Cearense de Futebol de 1992. A competição deste ano teve polêmicas e ao final, a Federação Cearense de Futebol entrou em acordo com os quatro clubes envolvidos, nomeando Fortaleza, Tiradentes, Ceará e Icasa campeões do Cearense de 1992. Em 1998, fecha-se um ciclo no Verdão do Cariri, pois o Icasa Esporte Clube deixa de existir devido a uma dívida trabalhista.
O retorno acontece em 2002, com um novo nome, Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa. O começo foi animador, em menos de 10 anos de existência, o Verdão do Cariri acumulou dois títulos da Segundona do Cearense, 2003 e 2010, e três vice-campeonatos do Cearense Série A, 2005, 2007 e 2008. Com o passar do tempo, o Icasa continuou levantando troféus como o Campeonato Cearense Série B de 2010 e 2020, e a Taça Fares Lopes de 2014 e 2021.
Em competições de nível nacional, o Icasa já participou da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Série D, C e B. A melhor campanha do Verdão do Cariri no Brasileirão foi em 2013, a equipe ficou em 5° colocado. O ano de 2013, que era para ser festejado pela ótima atuação da equipe em uma competição tão acirrada, ficou marcado por muitas polêmicas fora do campo envolvendo o Icasa e a CBF, situação que persiste até os dias de hoje.
Atualmente, dentro de campo, as coisas estão longe do que foi planejado. O Icasa está a três anos consecutivos na Série B do Campeonato Cearense. No entanto a torcida e a diretoria estão esperançosas de que a indenização milionária, por não ter jogado a Série A do Brasileiro de 2014, seja efetuada pela CBF. Dessa forma o time mudaria de patamar e começaria a olhar para o futuro com outros olhos.
Aproveite, inscreva-se no YouTube e siga no Instagram, Replay com Toni Sousa. Acesse; www.replay.tv.br.




