Com uma vitória simples de 1 a 0 sobre o Cariri FC, o Maranguape conquistou o título da Terceirona do Cearense 2023. O Gavião da Serra vinha de uma derrota para o mesmo Cariri, também em jogo realizado no estádio Moraisão. Eis que no mesmo palco, o resultado foi diferente, mas desta vez houve um ingrediente diferente; a torcida. As arquibancadas do Moraisão ficaram lotados pelos torcedores alviverdes e esse apoio foi importante.
O gol do Maranguape foi marcado por Guilherme, no 1º tempo. O Gavião da Serra foi melhor na etapa inicial. Para o 2º tempo, o técnico João Severo mudou o time. O artilheiro Dalvan saiu machucado e o Negro Anil buscou outras alternativas para fazer o gol. Éverton Recife chegou a incomodar a defesa do Maranguape. A pressão do Cariri foi forte, mas o técnico Reginaldo França soube arma bem a equipe que marcou com eficiência e ainda buscava ampliar nos contra-ataques. No final, placar de 1 a 0 e o Maranguape, pela 1ª vez, era campeão da Terceirona do Cearense.
O Gavião de Serra em 9 jogos teve 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Foram 18 gols marcados e 3 gols sofridos. O time teve, além da melhor campanha, o melhor ataque e a melhor defesa. Já o Cariri em 9 jogos teve 6 vitórias e 3 derrotas. Marcou 16 gols e sofreu 5 gols, tendo o 2º melhor ataque e a 2ª melhor defesa.
Dalvan, do Cariri, e Joelson, do Maranguape, ambos com 6 gols marcados, foram os artilheiros da competição.
Maranguape e Cariri agora terão tempo para planejarem as participações das equipes na Série B do Cearense de 2024.