Para quem achava uma missão impossível, quebrou a cara. O Ferroviário goleou o Pacajus por 5 a 1 e garantiu vaga na final da Taça Fares Lopes 2023. Marcaram para o Tubarão da Barra, Alisson, Deysinho, Éder Lima e Kiuan(2). Ramon descontou para o Pacajus. O Ferroviário havia perdido a primeira partida da semifinal por 2 a 0, portanto, só uma vitória com mais de 3 gols, importaria para o time tricolor.
Foi uma vitória com gosto especial para o Ferroviário. Pode se dizer que foi um verdadeiro "contra tudo e contra todos". Um dia antes do jogo, o Ferroviário emitiu uma nota reclamando do tratamento da Federação Cearense de Futebol, pois havia solicitado a mudança do jogo, devido a estar na Série D do Brasileiro e necessitava de maior tempo para descanso dos atletas entre um jogo e outro. O clube é representante cearense na competição nacional e com chances de acesso. A FCF rebateu emitindo uma outra nota. Curioso que Pacajus e Iguatu também se meteram na polêmica e emitiram notas de apoio a FCF. O mesmo Pacajus que ficou na bronca com a federação, após ter sido campeão da Fares Lopes de 2022 e não ficou com a vaga da Copa do Brasil devido a um erro da FCF. E o Iguatu, este ano, protestou contra a FCF quanto ao tratamento dado ao clube na semifinal da Série A do Cearense. O Azulão enfrentava uma maratona na Copa do Brasil, após jogar contra o Santos, na Vila Belmiro, e a federação marcou o jogo Iguatu x Ceará, no Morenão, em um domingo às 9h. O técnico Washington Luiz desabafou, em entrevista, depois da partida. (você pode encontrar a entrevista no youtube, Replay com Toni Sousa)
Nunca é demais lembrar que essa polêmica poderia ter sido evitada se a FCF não tivesse antecipada a realização da Taça Fares Lopes. Competição criada para dar calendário aos clubes no segundo semestre do ano. Antes, a Fares Lopes começava no fim de agosto e terminava em novembro, mas em 2023 a FCF resolveu mudar.
O Ferroviário garantiu vaga na final da Taça Fares Lopes e já está com a vaga da Copa do Brasil de 2024. Como o adversário do Tubarão é o Iguatu e o time do Centro-Sul já tem vaga na competição nacional, conquistada no estadual, mesmo sendo vice-campeão, o Ferroviário não perde a vaga.
Depois da goleada coral, o técnico Paulinho Kobayashi concedeu entrevista. Veja o que ele falou.