Com a presença de representantes de Cariri, Guarani de Juazeiro, Icasa, Itapipoca, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pague Menos e Tiradentes, a Federação Cearense de Futebol realizou o conselho técnico da Série B do Campeonato Cearense. A ausência notada foi do Guarany de Sobral que também deveria disputar a Segundona Cearense, mas devido a punições impostas devido aos WOs em que o clube protagonizou este ano e a multa que não foi paga, o Bugre Sobralense não participará da competição já sendo considerado o primeiro rebaixado.
No conselho técnico desta quinta-feira(09), ficou definido a fórmula de disputa da competição. Confira:
O Campeonato Cearense Série B 2024 será realizada em quatro fases:
- 1ª Fase: os nove clubes formam um grupo único e se enfrentam em duelos apenas de ida. Os clubes que ficarem na 1ª e 2ª posições avançam diretamente para a 3ª Fase (Semifinal), já os classificados em 3º, 4º, 5º e 6º avançam para a próxima fase.
A equipe que ocupar a última posição estará rebaixado para a Série C 2025.
- 2ª Fase (Quartas de Final): os quatro clubes formarão dois grupos obedecendo o seguinte cruzamento:
Grupo B: 3º x 6º
Grupo C: 4º x 5º
Nesta fase, os duelos serão disputados em jogos de ida e volta.
3ª Fase (Semifinal): os clubes classificados das Quartas de Final avançam para a Semifinal e encontram os dois melhores colocados da Primeira Fase. Em partidas de ida e volta, os confrontos acontecem da seguinte forma:
1º colocado x vencedor do Grupo B
2º colocado x vencedor do Grupo C
As equipes vencedoras dos duelos, estarão garantidas na elite do futebol cearense em 2025.
- Final: os clubes classificados da Semifinal se enfrentam em jogo único para decidir o clube campeão do Campeonato Cearense Série B 2024.
A diretoria de competições da FCF promete divulgar, em breve, o regulamento específico e a tabela básica da competição.