No dia 01/01/2002, o Barbalha Futebol Clube foi criado. Nesta época, vários desportistas se reuniram para fundar o time profissional da cidade. Na Terra dos Verdes Canaviais, existia uma equipe com o mesmo nome, mas era amadora. Portanto, nesta quarta (01), a Raposa Caririense completa 23 anos de existência.
Na curta história, o Barbalha acumula três títulos: Copa Fares Lopes de 2013, Campeonato Cearense Série B de 2018 e Campeonato Cearense Série C de 2007. A equipe já participou também da Copa do Brasil, em 2014 e em 2020. Na primeira atuação, a Raposa Caririense foi eliminada na primeira fase pelo Cuiabá. Em 2020, o Barbalha foi eliminado da CDB, na primeira fase, na ocasião o clube cearense enfrentou o Operário-PR.
Atualmente, a Raposa já está há três anos consecutivos na elite do futebol cearense. O Barbalha começou os trabalhos para a temporada 2025, no dia 18/12/2024. O time comandado, pelo velho conhecido, Jorge Luiz, o Bacalhau, já se apresentou. O elenco da Raposa conta com alguns remanescentes da temporada passada e algumas contratações pontuais para reforçar a equipe. O Barbalha espera melhorar o desempenho em comparação ao ano passado, no qual se safou na última rodada do quadrangular do rebaixamento, e se possível conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, feito que o time nunca conseguiu.