O Crato segue trabalhando para fortalecer o time visando a Série C do Campeonato Cearense. Na tarde deste sábado (04), o presidente do Azulão da Princesa, Antonio Emanuel, e o técnico do clube, Lamar Lima, estiveram reunidos com o presidente do Cariri FC, Dr. Rosemberg de Freitas. Ficou definido uma parceria entre o Negro Anil e o time cratense. Inicialmente, o Cariri irá ceder, a custo zero, três jogadores. Atletas que estiveram no elenco vice-campeão da Série B do Cearense e que devem permanecer para a Taça Fares Lopes 2024. Existe também a possibilidade do Crato ter por empréstimo outros jogadores do Negro Anil.
A reportagem do Replay apurou que o Crato pediu, inicialmente, a liberação dos volantes Zé Gabriel e Da Silva, e o zagueiro Natan, mas o Natan tem proposta do futebol pernambucano. Desta forma, o meia Dalvan pode ser liberado. O Azulão também tem interesse em jogadores como o zagueiro Charles, os atacantes Alexandre e Alan Victor também interessam.
O Crato deve estrear na Terceirona do Cearense no dia 15 de maio de 2024, possivelmente, no estádio Mirandão, em Crato, caso esteja liberado pela Federação Cearense de Futebol.