Fundado em 19 de novembro de 1997, o Crato Esporte Clube iniciou a trajetória para ser um dos grandes times da região do cariri. A marca dos 27 anos foi repleta de altos e baixos. Grandes equipes foram montadas, alguns atletas ficaram inesquecíveis na cabeça do torcedor, como por exemplo, Djalma, Alemão André Iguatu, Assisinho, apenas para citar alguns. Treinadores também deixaram marcas como Antônio Luiz, Jorge Bacalhau, Marçal, Daniel Frasson, Orlando Caulim, Lamar entre outros. Nestes 27 anos, o clube não conquistou títulos, mas foi vice-campeão da Série B do Cearense, em 2020, e vice-campeão da Série C do Cearense, em 2024. Também conquistou acesso e jogou uma Série D do Campeonato Brasileiro.
Atualmente, com uma diretoria formada há pouco tempo, tendo como presidente, Aníbal Dantas Júnior, o Crato tentar inovar. Pela primeira vez, o clube busca formar equipes de futsal e vôlei. Montou uma equipe de futebol feminino que disputa o Campeonato Cearense Feminino, chegando a semifinal. Simultaneamente, já trabalha na montagem do elenco para a disputa da Série B do Cearense de 2025. A ideia é voltar ao destaque de outrora. Destaque como a vitória sobre o Fortaleza, em 2010, quando o Azulão aplicou 4 a 0 sobre o Tricolor de Aço. Jogo em que Chininha saiu do banco de reservas e virou herói.
O Crato engatinha com a esperança de, em breve, voltar a caminhar a passos largos. Para isso, necessita da apaixonada torcida, que não por acaso, está desconfiada. Precisa do apoio da gestão pública, pelo menos para deixar o estádio Mirandão em condições de receber jogos, juntamente com a imprensa e torcida presentes. Algo que não acontece há alguns anos. A esperança é a última que morre, já diz o ditado popular. Mas, o que o Azulão da Princesa necessita, com urgência, é de ações, como as que o presidente vem tendo, com alguns parceiros; Pablo Wendel, Renan Paizim, Silvan e etc. Que voltem os tempos de glória, sucesso e parabéns ao Crato Esporte Clube.