As mulheres estão tendo, cada vez mais, participação efetiva na arbitragem cearense. Em um passado, recente, os gramados alencarinos viram Carolina Romanholi como auxiliar, e Eveline Almeida, como árbitra, brilharem pela competência na função. Inclusive, Eveline se destacou até mesmo sobre os colegas, homens, recebendo o escudo FIFA, em 2010.
Atualmente, no futebol cearense, são várias mulheres em atuação como Elisabete Esmeraldo, Déborah Beatriz, Ingrede Santos, Ana Carolina Souza, Camila Ferreira de Sousa entre outras. Portanto, a realidade é bem diferente de 10, 15 anos atrás. A necessidade de renovação na arbitragem cearense ganhou o toque feminino é isso está sendo bastante positivo.
A árbitra Ingrede Santos está vivendo um momento muito bom. Natural de Sergipe, ela já mora no Ceará há alguns anos. Decidiu morar em Fortaleza para realizar o sonho de ser árbitra. Com 33 anos, Ingrede está se destacando e vai participar de 05 a 09 de fevereiro, do RAP FIFA, no Rio de Janeiro. O curso terá atividades no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, Clube da Aeronáutica e auditórios do hotel onde as árbitras vão ficar hospedadas.
Ingrede Santos esteve em Juazeiro do Norte trabalhando como 4ª árbitra no jogo Barbalha x Maracanã, na 3ª rodada do Campeonato Cearense Série A. Ela falou com o Replay sobre este momento. Veja no vídeo a seguir. Aproveite, se inscreva no YouTube e siga no Instagram, Replay com Toni Sousa. Fique por dentro das notícias esportivas no site www.replay.tv.br.