Centenas de gaúchos vivem na região do cariri cearense. A maioria deixou o Rio Grande do Sul devido a profissão. Comerciantes, empresários, chefes de cozinha, vendedores, independente da função os gaúchos estão presentes no interior do estado há anos.
Luiz Gaúcho e Val da Perbone são amantes da cultura da terra natal. Eles tiveram a ideia de organizar uma comemoração para simbolizar a Festa Farroupilha que ocorre no Rio Grande do Sul.
Entenda
A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha que ocorreu em 20 de setembro de 1835, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Durante a semana farroupilha, os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se pilchando, as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu.
No Cariri, o evento acontece em um dia só, apenas para simbolizar a festividade gaúcha. As comemorações, em Juazeiro do Norte, iniciaram pela manhã, no Clube dos Comerciários, com o jogo Grenal, representando o clássico Grêmio x Internacional. Já no período da noite haverá a Festa Farroupilha com atrações do Rio Grande do Sul e do Ceará. O churrasco terá mais de 700 kg de carne para 500 pessoas.
Luiz Gaúcho e Val da Perbone falaram ao Replay sobre o evento deste sábado(23). Assista!