A fórmula de disputa da Série B do Campeonato Cearense de 2026 foi definida, em reunião com representantes dos clubes e da Federação Cearense de Futebol. Ocorreram algumas mudanças se comparado com o regulamento de 2025.
Os 10 clubes serão divididos em dois grupos. Grupo A com Barbalha, Cariri, Crato, Guarani e Icasa. No Grupo B com Itapipoca, Caucaia, Atlético Cearense e Guarany de Sobral. As equipes jogam dentro do grupo, em jogos de ida e volta. Quem ficar em 1º lugar irá direto para a semifinal. Quem ficar em 2º e 3º lugares passarão para as quartas de finais. O 2º do grupo A pega o 3º do grupo B. O 2º do B enfrenta o 3º do grupo A. Os vencedores passam para a semifinal.
Umas das mudanças, em comparativo a fórmula de disputa de 2025 é quanto ao rebaixamento. Os dois últimos, de cada grupo, vão ter a chance de evitar o rebaixamento em um jogo extra. O 4º colocado do grupo A pega o 5º B e o 4º colocado do B vai enfrentar o 5º do grupo A, em jogo único. Os vencedores permanecem e os derrotados serão rebaixados.
Outra novidade para 2026 é que a final da competição será em dois jogos, de ida e volta.
O diretor de competições da FCF, Neivaldo Júnior, participou do programa Replay e falou sobre a reunião. Neivaldo também deu detalhes de algumas situações, sobre a metodologia de votação e apoio da federação aos clubes.
Assista a participação do diretor de competições da FCF, Neivaldo Júnior, no programa Replay, no YouTube Replay com Toni Sousa, deste dia 15 de dezembro de 2025.

